O que significa e porque tanta gente fala de site responsivo.
Você está buscando agências para desenvolver um site para sua empresa, busca no Google e se depara com o termo Site Responsivo, não uma vez, mas quase em toda parte. Afinal o que significa? E porque é tão recorrente?
Design Responsivo nada mais é que a capacidade que um site possui de se adaptar a tela de dispositivos móveis, ajustando elementos gráficos, textos e imagens à largura da tela, reposicionando-os e até mesmo ocultando-os, afim de proporcionar uma melhor usabilidade ao usuário.
É um recurso importantíssimo em otimização SEO.
Ok, mas é tão importante assim?
É fundamental. Atualmente a maior parte da população mundial que acessa a internet, faz isso por meio de dispositivos mobile. São mais de 4 bilhões de internautas pelo mundo, e segundo a Digital In 2018, desse total, 56% navegam através de celulares e tablets.
Num mundo conectado, é inegável a praticidade destes dispositivos que deixam tudo à mão, e se tornam cada vez mais vitais no cotidiano das pessoas. Você inclusive pode estar lendo este artigo através de um smartphone agora.
Com tantos recursos e funcionalidades, é natural que ao precisar de um serviço ou produto, o usuário também faça a busca utilizando o navegador do celular. E ai está o principal motivo. Ao acessar um site responsivo, é muito mais fácil encontrar as informações que busca, pois o layout é propício para uma boa visualização de qualquer elemento na tela.
Quantas vezes você já acessou um site pelo celular, e não conseguiu encontrar o que procurava, ou teve mais dificuldade, por ter que usar o zoom, e ficar rolando a tela lateralmente para conseguir ler um conteúdo? Este site não era responsivo e muito provavelmente foi preterido a outro cujo conteúdo fosse mais acessível.
Um Site Responsivo ranqueia melhor na busca!
Não é a unica razão. Existem vários aspectos relacionados ao ranqueamento de uma página, entretanto ser um site responsivo é um atributo muito importante, e é considerado pelos buscadores. Sites como o Google restringem páginas ou as priorizam, de acordo com vários parâmetros técnicos estipulados a fim de oferecer ao usuário uma busca com resultados mais relevantes.
As buscas do Google priorizam Sites Responsivos
Pense nisso: Se o site de destino indicado na busca não tivesse essa capacidade de se adaptar a diferentes telas, ele não seria um resultado relevante a um usuário utilizando um celular, e logo seria deixado em busca de outro melhor. Nesse caso o Google estaria falhando no objetivo de oferecer bons resultados na busca. Por esta razão, os mecanismos de busca tendem a não listar sites não responsivos nem mesmo em buscas pelo computador.
Se levarmos em conta que 80% dos consumidores fazem pesquisas na internet antes de contratar um serviço ou comprar um produto, podemos concluir que um site não responsivo seria inútil, estando invisível à estes consumidores.
Este mercado mobile está em ampla ascensão e tende a crescer ainda mais, se está pensando em investir em um site para seu negócio, fique atento(a) para investir direito contanto com um site responsivo profissional que esteja alinhado com as tendências e requisitos do mercado.
Está procurando uma agência para criar o site da sua empresa? Na AmazeStudio você poderá contar com um serviço profissional, e atendimento personalizado a preço justo e um site responsivo, desenvolvido já otimizado para buscas e atendendo a todas as exigências do mercado para reverter seu investimento em novos clientes! Solicite um orçamento aqui!